Tecnologia e
Inovação para
50+

Quem somos


Criabiz Senior é uma iniciativa de impacto social focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas que agreguem valor, por SeniorTechs, para os 50+, melhorando a qualidade de vida dessa (cada vez mais) significativa parcela da população.

Nosso propósito é fomentar iniciativas e discussões no ecossistema inovador voltadas para a longevidade, incentivando também o surgimento e evolução de startups com esse foco.

Ao olharmos para a baixa representatividade no Brasil das SeniorTechs, percebemos que a própria criação da Criabiz Senior é uma iniciativa inovadora.

Para dar conta do nosso desafio, atuaremos em sintonia com as Verticais CRIABIZ: HEALTH, IMPACT ESG e EDUCATION.

CONTEXTO


A economia da longevidade traz novas demandas para o mercado. A Associação Americana de Pessoas Aposentadas (AARP) define-a como a soma das atividades econômicas originadas pelas necessidades das pessoas com 50 anos ou mais.

Os longevos estão muito mais ativos e produtivos do que os idosos das gerações precedentes e com exigências mais elevadas no que tange à saúde, bem-estar e qualidade de vida.

É nesse contexto desafiador que surge a Criabiz Senior, integrada por pessoas vinculadas ao promissor mercado da longevidade e que aceitaram o desafio de cocriar nesse mercado.

NOSSO FOCO


- Fomentar o surgimento de startups voltadas para a longevidade;

- Incentivar startups de diversas áreas de interesse como, por exemplo Fintechs e Edutechs, a ampliarem o seu escopo de produtos ou serviços visando atender o público sênior de forma diferenciada;

- Apoiar o progresso das seniortechs tanto no suporte à gestão e estratégias quanto na captação de investimentos para alavancar esses negócios;

- Atuar no crescimento do ecossistema de inovação 50+ de forma a imprimir nosso nome como atores relevantes e reconhecidos pela competência e resultados;

- Ser um polo de integração entre os stakeholders do cenário 50+;

- Monitorar demandas atuais da economia prateada bem como prospectar novas necessidades e oportunidades que estejam surgindo nesse universo;

- Captar e instrumentalizar investidores-anjo para que fiquem antenados com o mercado promissor de investimentos em startups voltadas para os 50+;

- Atrair e instrumentalizar empreendedores para o mercado das seniortechs.

NOSSA MISSÃO


Atuar com capital financeiro e intelectual no crescimento do ecossistema de inovação para a longevidade, fomentando a integração entre os diversos stakeholders.

Curadores do Programa


Henriette Krutman

Câmara Brasil-Israel
Aging 2.0 RJ
Anjos do Brasil / MIT Angels

Henriette Krutman

Mestrado em Management (M.Sc, Sloan School/MIT, EUA) e Doutorado em Engenharia de Produção (D.Sc, COPPE/UFRJ). Bacharelados em Administração (FGV) e Direito (UCAM).

Durante 45 anos, ocupou cargos executivos em empresas públicas, privadas e do 3o. setor. Áreas de atuação: gestão da inovação, mentoria de negócios; empreendedorismo inovador; investimento-anjo; saúde, qualidade de vida, longevidade e envelhecimento ativo.

Embaixadora da rede internacional Aging2.0- Chapter RIO, Cofundadora da Healthbiz Venture Builder, Diretora de Finanças da Câmara Brasil-Israel-RJ, Presidente da Espiral Ecologia e Desenvolvimento, consultora de empresas.

MEMBRO da ABMEN, Anjos do Brasil, MIT Alumni Advisors Hub.

Mauro Wainstock

Sócio-fundador do HUB 40+
Colunista da revista EXAME
Mentor de executivos
Linkedin TOP VOICE

Mauro

- 30 anos de experiência em Comunicação e Marketing, inclusive em multinacional;

- Sócio-fundador do HUB 40+, consultoria empresarial focada no público acima dos 40 anos;

- Colunista da revista EXAME e do portal Rock in Rio Humanorama, entre outros veículos;

- Linkedin TOP VOICE, entre os 50 milhões de usuários do Linkedin no Brasil;

- Mentor de executivos sobre networking e marca profissional;

- Coorganizador do hackathon “International Space Apps Challenge”/NASA (maior do mundo);

- Jurado no Hacking.Rio (maratona de empreendedorismo);

- Jurado no Vitasay Start 5.0+ (programa de aceleração);

- Coautor de 3 livros e editor de várias biografias;

- Homenageado em 6 obras e no e-book “Inspira 50+”, do Movimento Longevidade Brasil;

- Recebeu os prêmios: “Marketing Best”, “Startup Weekend”, “Prêmio Adolpho Bloch”, “Prêmio Homem de ação, homem de valor”, "Medalha Tiradentes", "Medalha Pedro Ernesto", "Medalha Barbosa Lima Sobrinho", "Medalha Albert Sabin", entre outras condecorações nas áreas de Educação, Direitos Humanos e por ações Comunitárias/Voluntárias.

Maria do Carmo David

Aging 2.0 RJ
Anjos do Brasil / ABMEN / Mulheres do Brasil
Experiência área comercial empresa energia

Maria do Carmo David

Graduada em Engenharia Química, com Mestrado em Sistemas de Gestão (LATEC-UFF) e Especialização em Gestão da Qualidade em Saúde (Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein), MBA Executivo em Marketing (USP) e e-Business (Ibmec).

Extensão em Gestão de Saúde do Idoso (Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio) e Atualização em Gerontologia (SBGG-RJ). 6 anos na gestão de ILPI – Instituição de Longa Permanência para Idosos.

Diretora da rede Aging2.0 Chapter RIO. Sócia da Criabiz Ventures.

Mentora/consultora/investidora-anjo no ecossistema de empreendedorismo inovador.

Membro da ABMEN (Associação Brasileira de Mentores de Negócios) e da Anjos do Brasil. Durante 35 anos, trabalhou em áreas de comercialização de empresa de energia.

Betty Dabkiewicz

Gestão de Pessoas & Coaching
Aging 2.0 RJ
Pedagoga especialista Educação Corporativa

Betty Dabkiewicz

CEO e Sócia-Diretora da Sinergia Consultoria em Gestão de pessoas & negócios, Membro da Associação Brasileira de Mentores de Negócios RJ, Membro diretora do Aging2.0 chapter RJ, CIO da gestão da longevidade e diversidade etária Revolução 50+, Coordenadora do livro de coautoria e série REVOLUÇÃO 50+ em parceria com a Editora Leader.

Pedagoga com especialização em Administração e Supervisão pela UERJ, Mestre em Gestão do conhecimento pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Mestranda em resolução de Conflitos e mediação pela FUNIBER;

Master Coach e mentora de personal & professional branding, Coach sistêmico, empreendedorismo 50+, alta performance & qualidade de vida, gestão da marca profissional e posicionamento, planejamento estratégico de novos negócios, transição de carreira, projetos customizados em gestão da inclusão etária e diversidade.

Gestão de Pessoas, Mentoria&Coaching de carreira e negócios. ABMEN, Consultora em Projetos em Inclusão da diversidade etária, intergeracionalidade empreendedorismo 50+.

Elena Martinis

Membro ABMEN
Aging 2.0 RJ
Embaixadora Yolex

Elenara Martinis

Mentora e Palestrante especialista em empreendedorismo 50+ e empreendedorismo feminino. Membro-Diretora do Aging 2.0 Rio / Membro ABMEN / Embaixadora Yolex.

Autora do Livro “Mulher de Negócios -Faça sua empresa acontecer”, coautora dos livros “Ensino de empreendedorismo no Brasil” e “Revolução 50+”.Mestrado em Paleontologia (UFRJ), MBA em Gestão de Pequenas e Médias Empresas (FGV), MBA em Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual (PUC), MBA em Responsabilidade Social & Terceiro Setor (UFRJ), Especialização em Empreendedorismo Feminino (PUC) e Especialização em Produtos e Serviços Inovadores para Longevidade (PUC).

Experiência de 33 anos em grandes empresas, atuando nas áreas tecnológica, de gestão estratégica e inovação, de RH, responsabilidade social e gestão do conhecimento.

Atua há mais de sete anos em rádio com programas semanais sobre empreendedorismo. Voluntária em ações de empoderamento social e econômico de mulheres de favelas e periferias.

Vagner Ribeiro

Doutor em Gerontologia
Experiência Fundos de Pensão
Aging 2.0 e Ibef DF

Vagner Ribeiro

Administrador de Empresas, pós em Finanças, mestrado em Economia de Empresas e Doutorando em Gerontologia.

Experiência de mais de 30 anos como executivo no setor Financeiro, Fundos de Pensão, Planos de Saúde e Fundação. Conselheiro do Ibef DF.

Empreendedor e Embaixador do Aging 2.0 Brasília. Área de interesse nesse momento é a busca de soluções financeiras para apoiar o envelhecimento.

Idealizador de inovação patenteada em produto financeiro focado em geração de liquidez a partir de ativos imobiliários.

Mônica Vieira

Experiência Rede Globo e Accenture
Aging 2.0 RJ
Conselheira Startups

Vagner Ribeiro

Experiência em planejamento, gestão de negócios e na estruturação sistêmica de projetos.

Engenheira Civil pela UFRJ e Economista pela UFF, com pós-graduação em Gestão de Negócios pelo IEG-RJ. 23 anos na Rede Globo e 13 anos na consultoria internacional Accenture.

Sócia na produtora audiovisual Tiramisú com foco em conteúdos com impacto social. Coordenadora de canal no YouTube voltado para o tema da longevidade. Conselheira de startups e investidora anjo.

Diretora do Aging 2.0 - capítulo Rio de Janeiro